A maior parte da água e de solutos necessários à planta são absorvidos pela epiderme e, particularmente, pelos pêlos absorventes da raiz. Posteriormente, e através de um transporte célula a célula, a água atingirá os tecidos vasculares. Assinala as afirmações verdadeiras em cada uma das seguintes questões.
1. A Teoria da Pressão Radicular caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma pressão positiva no xilema, na região das raízes, que serve para impulsionar a seiva bruta para cima.
2. A teoria da pressão radicular apresenta alguns aspectos que não consegue explicar, tais como:
3. A hipótese da tensão-coesão-adesão explica a ascensão da seiva bruta desde a raiz até às folhas com base na existência de uma relação entre a absorção radical e a transpiração estomática ao nível das folhas.
4. A ascensão da seiva xilémica é explicada pela dinâmica criada por dois fenómenos relacionados: a transpiração estomática a nível foliar e a absorção radicular.
5. O movimento xilémico garante o transporte de água e sais minerais até às folhas, para aí se produzirem substâncias orgânicas, pelo processo fotossintético. No entanto, como a fotossíntese não ocorre em todas as células, as substâncias produzidas nas folhas têm que ser transportadas para as restantes células da planta. Através de experiências, concluiu-se que este transporte é efectuado pelo floema.