Argumentos bioquímicos


Nos últimos 20 anos, o estudo comparativo das proteínas e dos ácidos nucleicos tem fornecido dados fundamentais para o estabelecimento de relações de parentesco entre os seres vivos. A proteínas diferentes correspondem, nos indivíduos, características também diferentes. É assim de prever que, quanto mais próximas evolutivamente se encontrarem as espéciers, mais semelhanças apresentem ao nível das proteínas. Considera o gráfico acima.
Escreve nos espaços em branco as palavras adequadas. Usa o botão "[?]" para ver uma pista. Também podes clicar no botão "Letras" para veres a(s) primeira(s) letra(s) da resposta. Nota: perderás pontos de cada vez que pedires uma letra ou pista! No final, clica em "Verificar" para verificar as respostas.
EXTRAÍDO de: DA SILVA, Amparo Dias e outros; Terra, Universo de Vida 10|11 - Biologia; Porto Editora.
ADAPTADO por: http://netxplica.com.
A análise de é, actualmente, um campo de investigação relevante no estabelecimento de filogenias.
O citocromo c do e da diferem, respectivamente, 10 e 15 relativamente ao humano. O animal representado que se encontra mais próximo do ser humano é o .
As proteínas diferentes correspondem, nos indivíduos, a também diferentes. É assim de prever que, quanto mais próximas evolutivamente se encontrarem as espécies, mais apresentam ao nível das proteínas.
Com estudos deste género pode pôr-se, por exemplo, a hipótese de que a partir de uma molécula de ancestral comum, por diferentes , surgiram diferentes e, consequentemente, a sequência de é diferente, originando diferentes moléculas de citocromo c.