Biossíntese de proteínas

Na biossíntese de proteínas verifica-se a passagem da "linguagem" polinucleotídica do DNA para a "linguagem" polipeptídica das proteínas. Considera a figura de cima.
Selecciona as palavras adequadas aos espaços em branco . Clica em "Verificar" para verificar as respostas.
EXTRAÍDO de: DA SILVA, Amparo Dias e outros; Terra, Universo de Vida 11 - Biologia; Porto Editora. ADAPTADO por: http://netxplica.com .
A síntese de proteínas inclui, essencialmente, duas etapas: , em que a informação contida em cada do é copiada para o , por complementaridade de bases; , em que a informação contida no é traduzida em sequências de .
Numa célula eucariótica, a realiza-se no e o pré-mRNA formado experimenta posteriormente (no qual são retirados os e unidos os ), que conduz à formação de mRNA funcional que migra para o , fixando-se nos .
É nos ribossomas que ocorre a da mensagem contida no , que especifica a sequência de na proteína. O funciona como "intérprete" dessa mensagem, seleccionando e transferindo os para os locais de síntese, os . O t-RNA tem numa zona especial uma sequência de 3 nucleótidos, o , que é complementar de um determinado do mRNA.
A célula representada é eucariótica porque possui . As estruturas referenciadas por A, B, C e D são, respectivamente, , , e .