37. Simologia

Escreve nos espaços em branco as palavras adequadas. Usa o botão "[?]" para ver uma pista. Também podes clicar no botão "Letras" para veres a(s) primeira(s) letra(s) da resposta. Nota: perderás pontos de cada vez que pedires uma letra ou pista! No final, clica em "Verificar" para verificar as respostas.

De acordo com as causas que os originam, os sismos designam-se por sismos de colapso, sismos vulcânicos ou sismos .
Segundo a teoria do , os sismos resultam da actuação de forças internas sobre as rochas, o que leva à acumulação de durante longos períodos de tempo e à das rochas. Num dado momento, dá-se a e a deslocação das rochas com enorme libertação de energia, a partir de um ponto do interior da Terra, designado ou hipocentro, que provoca o sismo. O epicentro localiza-se à superfície terrestre e alinha-se em relação ao hipocentro.
Os sismos geram ou activam-nas, provocando deslocamentos ao longo dos seus planos.
Um sismo com epicentro no oceano, pode originar ondas gigantes designadas por , raz de maré ou tsunami.
A energia libertada no foco origina movimentos vibratórios das partículas das rochas, que se propagam em todas as direcções a partir deste ponto, e que constituem as .
As ondas (P) e as ondas (S) têm origem no , e as ondas (L) e (R) têm origem na , por interferências das ondas P e S.
As ondas P e S propagam-se no da Terra e as ondas L e R à da Terra, tendo estas últimas amplitude do que as primeiras.
As ondas P são ondas - as partículas constituintes dos materiais rochosos vibram à direcção de propagação da frente de onda. As ondas S, L e R são ondas - as partículas constituintes dos materiais rochosos vibram à direcção de propagação da frente de onda.
As ondas P propagam-se em meio sólido, líquido e gasoso; as ondas R propagam-se em meio sólido e e as ondas S e L propagam-se somente em meio .
Os movimentos verticais e os movimentos horizontais do solo podem ser registados, respectivamente, por sismógrafos e por sismógrafos . Esse registo constitui um .
Há duas escalas para caracterizar os sismos: a de Mercalli, que avalia a dos sismos, e a de Richter, que avalia a sua .
Após a determinação da intensidade de um sismo em vários locais, pode obter-se uma carta de , linhas curvas que delimitam os domínios de igual intensidade sísmica.