Ondas sísmicas e descontinuidades internas
Alguns dados sugerem que as ondas sísmicas se comportam como os raios luminosos.
Considera a figura (fonte: Porto Editora) e assinala as afirmações verdadeiras.
Todas
<= Pergunta anterior
=> Próxima pergunta
Através da análise das ondas P e S e do estudo de sismogramas, os geofísicos chegaram a um modelo da estrutura interna da Terra.
Superfície de descontinuidade é uma superfície no interior da Terra que separa materiais de composição diferente mas propriedades físicas semelhantes.
A análise do percurso e do comportamento das ondas sísmicas, com base em informações recolhidas nos sismogramas, permite admitir a existência de superfícies de descontinuidade.
Nas superfícies de descontinuidade, o comportamento (direcção e velocidade) das ondas sísmicas P e S varia bruscamente.
A análise de vários sismogramas indica que, para cada sismo, existe um sector da superfície terrestre em que não são registadas ondas P e S indirectas.
Zona de sombra sísmica é uma zona da superfície da Terra, compreendida entre os ângulos epicentrais de 103º e 143º, onde não são detectadas ondas P e S directas.
Na zona de sombra sísmica as ondas P deixam de se propagar e as ondas S são desviadas na superfície do núcleo externo.
Beno Gutenberg demonstrou que as zonas de sombra sísmica se deviam a uma descontinuidade.
A análise comparada de séries de sismogramas de diferentes estações sismográficas permitiu a Gutenberg calcular a profundidade desta descontinuidade - 2.900 km.
Em 1936, ao analisar registos sismográficos, a dinamarquesa Inge Lehmann verificou que, a 5140 km de profundidade, as ondas P apresentam uma diminuição da velocidade de propagação.
Tendo em conta que a velocidade das ondas P é maior em meios sólidos do que em meios líquidos, é de supor a existência de um núcleo interno no estado sólido.
À fronteira entre núcleo externo (fluido) e o núcleo interno (sólido) dá-se o nome de descontinuidade de Lehmann.
Com os dados fornecidos por métodos directos e indirectos pode afirmar-se que existem dois modelos da estrutura interna da Terra: o modelo químico e o modelo físico.
O comportamento das ondas sísmicas que se propagam através do globo indicia a existência de zonas concêntricas com diferentes propriedades físicas, nomeadamente, diferente densidade e rigidez.
Verificar
OK