Classificação das rochas quanto à sua origem

Uma rocha é um agregado, consolidado ou não, de minerais. Quanto à sua origem, as rochas podem ser classificadas como magmáticas ou ígneas, sedimentares ou metamórfica. Os fenómenos que levam à formação dos três grandes grupos de rochas – sedimentares,magmáticas e metamórficas, estão intimamente ligados entre si, num ciclo que se designa por ciclo das rochas. O ciclo das rochas representa as diversas possibilidades de transformação de um tipo de rocha em outro.
Estabelece a correspondência entre cada uma das afirmações seguintes e um dos termos da CHAVE. No final, clica em "Verificar" para verificar as respostas.
Rochas que resultam da consolidação dos magmas. Ao solidificar, dependendo das condições - principalmente da pressão e da temperatura -, um magma pode originar uma grande variedade de rochas, que se dividem em dois grandes grupos: plutónicas ou intrusivas, vulcânicas ou extrusivas.
Rochas originadas de rochas preexistentes que experimentam transformações mineralógicas e estruturais, mantendo-se no estado sólido. Essas alterações são devidas a condições de pressão e de temperatura elevadas ou a acção de fluidos circulantes.
Rochas formadas à superfície da terra ou próximo dela a partir de deposições de materiais que, posteriormente, experimentam uma evolução, sendo compactados e ligados entre si.
Constituem apenas 5% do volume da crosta terrestre. No entanto recobrem uma extensa superfície, ocupando 75% da área dos continentes.
Na sua génese ocorrem, fundamentalmente, duas fases: sedimentogénese (conjunto de processos que compreendem a elaboração dos materiais que as vão constituir, o transporte e a deposição desses materiais ) e diagénese (conjunto de processos físico-quimicos que intervêm após a sedimentação e pelos quais os sedimentos evoluem para as rochas sedimentares coerentes).
Afloram em várias regiões do nosso país: no continente são mais abundantes os granitos e, nos Açores e na Madeira, são mais abundantes os basaltos.