42. Rochas sedimentares

Escreve nos espaços em branco as palavras adequadas. Usa o botão "[?]" para ver uma pista. Também podes clicar no botão "Letras" para veres a(s) primeira(s) letra(s) da resposta. Nota: perderás pontos de cada vez que pedires uma letra ou pista! No final, clica em "Verificar" para verificar as respostas.

As rochas são o produto da transformação física e química, em ambientes exógenos, de rochas pré-existentes.
A génese das rochas sedimentares implica duas etapas fundamentais: - elaboração de materiais que as vão constituir; - evolução posterior dos sedimentos.
As rochas que estão expostas à superfície da Terra são susceptíveis de alteração ou , que é o conjunto de processos químicos ( química) e físicos ( física ou ) que levam à alteração das características iniciais das rochas. Estes processos ocorrem, geralmente, simultaneamente.
Na , a rocha é fragmentada em pedaços mais pequenos, devido, fundamentalmente, à acção do (crioclastia), à acção do calor (termoclastia), à acção da água, ao alívio de pressão, ao crescimento de sais () e à acção dos .
Na é alterada a sua composição química e mineralógica (alguns minerais são destruídos e outros são formados), devido, fundamentalmente, a como a , a hidratação/desidratação, a hidrólise e a oxidação/redução.
A é o conjunto de processos físicos que permite remover os materiais litológicos resultantes da meteorização.
Por acção da gravidade terrestre, do vento e da , os materiais são removidos do local onde foram formados, iniciando, assim, o .
Em locais onde a acção dos agentes de erosão e é quase nula ou muito reduzida, ocorre a dos sedimentos.
Após a deposição, os sedimentos podem sofrer , formando rochas consolidadas.
Na , podem ocorrer vários processos, tais como:
- a , em que os sedimentos são sujeitos a um aumento de pressão (por acção de outros sedimentos que se acumulam sobre eles) que provoca a perda de água e a diminuição da porosidade, com uma consequente diminuição do volume que estes ocupam;
- a , em que os sedimentos são agregados por acção de substâncias químicas;
- a , em que ocorre a formação de novos minerais.
Os sedimentos podem ser classificados, quanto à sua génese, em sedimentos , quimiogénicos ou biogénicos, e a sua diagénese origina, respectivamente, rochas , quimiogénicas e biogénicas, .