Mova o rato Sobre a Imagem Para Ampliar

Mas o que faz da Terra um planeta com Vida?

0.49€
Qt:
Os planetas do Sistema Solar apresentam diferentes características de acordo com a sua disposição. A água está presente noutros planetas além da Terra, mas não no estado líquido. A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos e apresenta características que permitem a existência de vida.
Na Terra primitiva, há 4600 milhões de anos, existiam muitos vulcões ativos, expelindo grandes quantidades de lava, cinza, e gases como azoto, vapor de água e dióxido de carbono. Na atmosfera, não havia oxigénio livre nem ozono e toda a radiação ultravioleta do Sol atingia a superfície da Terra. A formação da atmosfera, há cerca de 4000 milhões de anos, foi responsável pelo efeito de estufa natural que permite manter, à superfície da Terra, uma temperatura adequada à existência de água líquida. Os cientistas pensam que as primeiras formas de vida (bactérias) surgiram nos oceanos, há cerca de 3800 milhões de anos. Algumas bactérias evoluíram e começaram a utilizar a energia solar para sintetizar compostos orgânicos, com libertação de oxigénio – bactérias fotossintéticas, como, por exemplo, as cianobactérias. Na atmosfera, o oxigénio (O2) foi originando ozono (O3), gás que retém a maior parte da radiação ultravioleta. A temperatura foi baixando e a camada de ozono permitiu a evolução da vida, fora da água, na superfície terrestre.


Ficha de Trabalho em Formato PDF (permite impressão de alta resolução e adicionar notas ou anotações / não permite copiar e colar e fazer alterações), Personalizada com Logótipo e/ou Dados Pessoais + Proposta de Correcção. Anterior Acordo Ortográfico por Defeito, mas Pode Pedir-se de Acordo com o Novo Acordo Ortográfico.

VER IMAGEM

  • Disponibilidade: Disponível
  • Autor: snailbird_8

Escrever um Comentário

Note: HTML não é válido!

Powered by Abantecart eCommerce Solution