Promoções Especiais

Mova o rato Sobre a Imagem Para Ampliar

Idade absoluta – Como fazer a datação radiométrica?

0.49€
Qt:
A datação absoluta consiste na determinação da idade das rochas, referida em valores numéricos, geralmente milhões de anos (M.a.). A técnica mais rigorosa para determinar a idade absoluta é a datação radiométrica, que se baseia na desintegração regular de isótopos radioactivos naturais. O tempo necessário para que se dê a desintegração de metade do número de átomos de um isótopo-pai (P) de uma rocha no respectivo isótopo-filho (F) designa-se por período de semitransformação, semivida ou meia vida do elemento.
A relação entre a quantidade de isótopo-pai e a quantidade de isótopo-filho permite, de uma forma simples, chegar por cálculo à datação do início da desintegração (momento em que a rocha se formou. A idade da rocha será dada pelo número de semividas decorrido até ao momento considerado.

Ficha de Trabalho em Formato PDF (permite impressão de alta resolução e adicionar notas ou anotações / não permite copiar e colar e fazer alterações), Personalizada com Logótipo e/ou Dados Pessoais + Proposta de Correcção. Anterior Acordo Ortográfico por Defeito, mas Pode Pedir-se de Acordo com o Novo Acordo Ortográfico.
 
  • Disponibilidade: Disponível
  • Tipo: F10GEO_020
  • Autor: snailbird_7

Escrever um Comentário

Note: HTML não é válido!

Powered by Abantecart eCommerce Solution