Promoções Especiais

Mova o rato Sobre a Imagem Para Ampliar

Princípios básicos do raciocínio geológico

0.49€
Qt:
Até meados do século XVIII, acreditava-se que a criação da Terra, as diferentes formações rochosas, a forma dos continentes e dos oceanos, os fósseis presentes nos estratos das rochas sedimentares, e outros fenómenos de natureza geológica e biológica, eram o resultado da vontade e da intervenção divina. Durante esses tempos, os fenómenos geológicos que prendiam a atenção da humanidade, eram os que afectavam de forma directa a vida das sociedades da altura, de que são exemplo as erupções vulcânicas e os sismos. Esta corrente de pensamento ficou conhecida como Catastrofismo.
Nos finais do século XVIII, James Hutton considerou que as rochas ter-se-ão formado por processos naturais, semelhantes aos que existem actualmente na Natureza, e não devido a qualquer intervenção sobrenatural. A esta uniformidade de processos foi dado o nome de Uniformitarismo. As ideias fundamentais desta nova corrente de pensamento geológico enunciada por Hutton são: as leis naturais são constantes no tempo e no espaço; o passado pode ser explicado com base no que se observa hoje, uma vez que as causas de determinados fenómenos do passado são idênticas às que provocam o mesmo tipo de fenómenos na actualidade - Princípio do Actualismo; os processos geológicos são lentos e graduais - Princípio do Gradualismo.
Já no século XX, ressurgem ideias catastrofistas no âmbito de uma nova corrente, o Neocatastrofismo, que aceita os princípios do uniformitarismo, mas admite a existência de catástrofes como importantes agentes modeladores da vida e da geodinâmica terrestre. 

Ficha de Trabalho em Formato PDF (permite impressão de alta resolução e adicionar notas ou anotações / não permite copiar e colar e fazer alterações), Personalizada com Logótipo e/ou Dados Pessoais + Proposta de Correcção. Anterior Acordo Ortográfico por Defeito, mas Pode Pedir-se de Acordo com o Novo Acordo Ortográfico.
 
  • Disponibilidade: Disponível
  • Tipo: F10GEO_024
  • Autor: snailbird_7

Escrever um Comentário

Note: HTML não é válido!

Powered by Abantecart eCommerce Solution