Promoções Especiais

Mova o rato Sobre a Imagem Para Ampliar

Difusão simples e difusão facilitada

0.49€
Qt:
Muitas substâncias atravessam a membrana plasmática por difusão, processando-se esse movimento a favor do gradiente de concentração, ou seja, do meio em que se encontram em menor concentração para o meio onde se encontram em menor concentração. A difusão pode ser simples, quando essas substâncias se movimentam livremente, ou pode ser facilitada, quando o movimento das substâncias se verifica devido à intervenção de proteínas transportadoras específicas da membrana – permeases.
A difusão é condicionada pelo tamanho, carga eléctrica e solubilidade das substâncias. Devido à natureza hidrofóbica dos fosfolípidos que compõem as bicamadas lipídicas, apenas pequenas moléculas apolares se podem difundir facilmente através da membrana. Todas as moléculas polares são transportadas através de proteínas que formam canais transmembranares que podem abrir e fechar, regulando assim o seu fluxo. As moléculas maiores são transportadas por proteínas transportadoras transmembranares (permeases) que mudam sua conformação. A água passa através da membrana e dos canais de água.

Ficha de Trabalho em Formato PDF (permite impressão em alta resolução e adicionar notas ou anotações / não permite copiar e colar nem fazer alterações), Personalizada com Logótipo e/ou Dados Pessoais + Proposta de Correcção. Anterior Acordo Ortográfico por Defeito, mas Pode Pedir-se de Acordo com o Novo Acordo Ortográfico.
 
  • Disponibilidade: Disponível
  • Tipo: FBIO10_035
  • Autor: snailbird_9

Escrever um Comentário

Note: HTML não é válido!

Powered by Abantecart eCommerce Solution